terça-feira, 23 de junho de 2015

Encontro de dois pontos

Rio
Brasil
                                                                    Caminho livre


"A menor distância entre dois pontos
é uma linha reta.

A menor distância entre duas linhas retas
é o ponto em que elas se encontram." 
                            (Janaína Michalski, em "Bocozices Próprias com pequenas exceções para terceiros")

Gosto da escritora Janaína Michalski. Escreve verdades simples, que chama de coisa de bocó, carinhosa e jocosamente.  Gosto da forma, e do conteúdo de suas palavras, e concordo com a filosofia de sua escrita: a verdade pode ser simples, se a simplificarmos. O simples é mais elegante, mais clássico, menos efêmero que as modas do mundo; a simplicidade permanece, intacta. Os prazeres simples são os mais raros, e de certa forma, mais caros, pois o dinheiro não os compra - sua moeda de troca é o coração puro, artigo de luxo nos dias de hoje.  Se olharmos a vida assim, com o coração puro, podemos até parecer bocós. Sábios bócos, os que vivem sem preocupar-se em impressionar ninguém.  Não lutam para ter razão sobre a razão do outro - quer coisa mais inteligente que respeitar a razão alheia?

E nos versos acima, que parecem repetir nossas aulas de matemática, eu, bocó mor, encontrei muita simplicidade, característica principal da verdade.  Sou dessas que encontram, pasmam e espalham. Pronto.
Vejamos bem a coisa dos pontos.

Eu sou um ponto,
chamarei-me de ponto 1.
Vi, a metros de mim, meu amorzinho.
Chamarei -o de ponto 2.

Eu poderia fugir dele,
e ele de mim.
A reta então não iria atingí-lo,
embora já tivesse partido de mim,
como a flecha do cupido.

Não teria sido, portanto reta,
( seriam as tais paralelas que se encontram no infinito?)
não teria sido fácil a ligação,
e tive pena dessa vida,
que tem tantos traços tortos.
Que nos leva por suas rotas,
tortuosas rotas aflitas.

Ah eu queria caminho reto, queria nada torto não.
em caminho torto os pontos se perdem.

(ponto é coisa pequenina, preciosa, exige cuidado; tem que ter mira)

Tem tanta gente que se conhece aqui, e se solta ali.

Não traça a tal reta certeira.

É, Ponto 1 e  Ponto 2 tiveram muita sorte.
Traçamos a reta mais reta de todas as retas,
Firme, tinindo de esticada
(linha reta, de qualidade. Resistente)
Um ponto encontrou o outro,
uma linha firme e maleável os prendeu pelo umbigo.
O Ponto 1 é fixo;
O Ponto 2 é dinâmico,  e um tem o outro sempre consigo.



2 comentários:

  1. A partir do ponto 1 no qual eu entendi que um escritor deve tomar seu tempo para escrever em vez de agir por farta quantidade, consegui chegar ao ponto 2 que é o de apreciar ao máximo o que, esporadicamente, bem é exprimido: adorei sua junção de pontos.

    ResponderExcluir