sexta-feira, 19 de agosto de 2011

Alegria para Seguir

Sexta Feira
Agosto de 2011
Que maravilha

A alegria é um dos bens indispensáveis à vida


Ler o jornal é ler toda a maldade do mundo
As ilhas luxuosas e castelos absurdos da corrupção no Brasil
E Dilma e Obama e o imortal Sarney

(- será que Sarney morrerá algum dia?)

E não está no jornal, mas o cruel trabalho escravo infantil
Está mais próximo e contemporâneo do que sabemos

Seguimos sob a ameaça de não termos água e torrarmos sobre o solo,

Mas as ricas indústrias prosseguem com seu desperdício
enquanto os indivíduos economizam as gotas dágua de sua pia e de seu filtro.

Apesar dos loucos nazistas racistas massacrarem
sem dó nem piedade criancinhas e turistas

Apesar da griffe Zara usar mão de obra escrava
e de que tenho, inadvertidamente em meu armário peças e peças da Zara,
as quais evidentemente destruirei, magoada, revoltada
e traída


Apesar de não ser amante de Rodrigo Lombardi ou de Milhem Cortaz
Apesar de estar envelhecendo e engordando
E ter que fazer dieta, ginástica e terapia

E de viver sob a ameaça de doenças e solidões

Apesar de meus filhos serem desobedientes e malcriados (embora lindos)
E de meu sangue estar espalhado em países longínquos

Apesar de não dar conta do recado,
de ter muitas vezes péssima conduta,
mesmo com bons pensamentos, os gestos certos me escapam

E de olhar ao redor com a amargura mansa dos que já sofreram

Hoje sinto-me especialmente forte e feliz.

Tenho um coração vivo, uma alma viva,
um olho vivo, uma pele viva,
um corpo vivo.

Uma alegria viva pelo amor vivo no meu peito.

Sigo convicta de que preciso contrariar meu sábio professor Sidney
que explicou a uma turma de adultos engravatados e estáticos
que o coração só deve abrigar
sentimentos filtrados pela razão.

Mentira, professor.
Fosse assim, eu poderia estar triste, e não estou.
Estou alegríssima.

Vamos evoluir portanto a sua afirmativa:

- A razão sim, é que passa pelo filtro do coração;
- É o coração alegre que escolhe a razão para SEGUIR.


Nenhum comentário:

Postar um comentário