domingo, 10 de julho de 2011

Gelatina

Copacabana


Sirva-se



Estar de repouso é complicado. Complica sua visão dos fatos.

É tudo tão bom quando estamos passeando, fotografando, felizes mundo a fora, ou ao menos distraindo-nos. Escolher um passeio, um programa, amigas, filhos, o que for e desfrutar. A vida fica melhor.

Fique em casa. Um, dois, três, quatro, cinco, seis, sete, oito dias.
Fique imóvel, ou quase.
Filmes, livros, reflexões.

O perigoso caminho dos questionamentos - questionar-se é sempre tão doloroso.
Caminho tortuoso o dos pensamentos.

A identidade é reafirmada pelos hábitos, não pelos pensamentos. Os pensamentos podem ou náo mudar seus hábitos, mas novos hábitos certamente mudarão sua identidade.

E a verdade muda de forma. Firme como rocha, esmorece.

O que era claro, escurece, e o que era oculto, mostra-se.

O que afirmava sobre mim, agora paira como interrogação. Não tenho mais algumas respostas que estavam na ponta da língua.

Engoli-as. Indigestas verdades.

Penso neste momento que a verdade é gelatinosa, inconsistente,vulnerável.

E tal qual a gelatina Royal que se compra por centavos no mercado pode ser linda, colorida, transparente, brilhante, mas tem medidas exatas para que seja assim. Um copo d'água a menos, endurece demais. Um copo dágua a mais, desanda. Mesmo que se tente salvar a receita com iogurte, creme de leite, leite condensado, lo que quieras, não é mais possível, a mistura de ingredientes não funciona, a consistência perdeu-se, a receita náo deu certo.

Come-se assim, ou joga-se fora a gelatina.

A verdade é uma receita simples, e precisa. Mínimos detalhes - nem sempre sob nosso controle - mudam definitivamente a sequência e o sabor dos fatos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário