sábado, 11 de junho de 2011

Salvemos os bombeiros e o Estado do Rio

Rio de Janeiro
Rio dos Bombeiros


Por uma isonomia salarial nacional



No alto da bela construção do Corpo de Bombeiros do Cantagalo, em Copacabana, a inscrição lema: "NADA DO QUE É HUMANO NOS É INDIFERENTE".

Todos podemos confirmar - a corporação dos bombeiros é feita de CORAÇÕES.

Vermelhos e pulsando.

Corações bentos pelas lágrimas dos que sofrem enquanto aguardam a chegada milagrosa dos heróis.
Lágrimas dos que são salvos,aliviados, gratos, incrédulos de que o perigo passou.

Não é profissão: é vocação. É apostulado. É ser salvador 24 horas por dia, em todos os locais onde houver gente. E é trabalho justo. Trabalho honesto.

Onde houver crianças abandonadas, queimando, sufocando, perdidas. Pessoas alagadas, soterradas.
Atropelados, acidentados, desesperados.
Pessoas acometidas por males súbitos, por violências. Para garantir o socorro imediato ao público do Sambódromo e do Rock Rio, que movimentam milhóes, e onde caberia, perfeitamente, gratificações extras. Merecidos acréscimos por trabalho extra.

O Estado do Rio de Janeiro é o segundo maior arrecadador de impostos. A Taxa de Incêndio não é destinada como devia, os impostos se perdem. Repetidamente se perdem.

Um cargo administrativo na Policia Federal ganha 10 vezes mais que um bombeiro.
Os policiais civis tem uma série de linhas de crédito e facilidades para compra de imóveis e altos valores de seguro de vida e os bombeiros não.
Os militares, bem, os militares em seus quartéis fazendo contas e flexões, os militares então, bem, nem se fala.

Os integrantes da CBMERJ (Corporação dos Bombeiros Militares do Estado do Rio de Janeiro) não tem salário justo, não tem equipamentos em bom estado, não tem apoio psicológico. Superam todas as insuficiências e fazem um trabalho excelente. Invejável.

Eu nào quero as explicações técnicas de funcionalismo público. Não estou nem aí para diferenças entre União, Estados e Municípios. Quero a isonomia salarial nacional. Que os bombeiros do Rio
saiam dos seus 1000 reais e cheguem aos 4 mil reais de Brasilia,ou que todos na Terra Adorada tenham um piso único, que honre com os maravilhosos serviços que prestam ao ser humano.
Que sejam protegidos da mão cruel da baixa remuneraçao, a grande vilã da nossa sociedade.

O profissional mal remunerado se revolta. E nossos heróis estão raciocionando sua revolta há pelo menos 4 anos, com negociações, diálogos, conversas.

O Estado do Rio náo conversa. Sérgio prende e arrebenta. Tratou as famílias dos bombeiros acampados em seu quartel tal qual os bandidos do Alemão. Pior, no Alemão teve o cuidado de proteger as mulheres e as crianças.

Pobre Sergio. Conquistou o ódio do carioca. O Carioca tem orgulho dos bombeiros e está com eles.

Os 429 libertados hoje saem mais fortes do que antes. São os exilados que retornam vitoriosos do cárcere. Sua liberdade desmoraliza o tirano - sim, é um tirano, o incompetente administrador do Estado do Rio de Janeiro é um irracional tirano. Que pena que este homem está a frente da Cidade mais linda do mundo. O Rio se desfaz a olhos vistos. O transporte público é um lixo. A educação pública é um lixo. As Upps sáo o único alívio que as comunidades experimentaram. Pudera: precisava-se conter a guerra civil que ameaçava a segurança da elite.

Senhor Governador, o senhor está degolando a galinha dos ovos de ouro. Sem o apoio da população, vai precisar de toda a PM do mundo, e talvez não conte tanto assim com mais essa corporaçao esmagada por péssimos salários.

Comprou uma briga feia. Mexeu com os bombeiros. Orgulhosos de si e de seu magnifíco trabalho, tem o apoio absoluto de todo o Rio de Janeiro. E o Senhor, quem o apóia?

Pense bem.... Que nada do que é humano lhe seja indiferente, sr. Governador.

Salvemos o Brasil

Um comentário:

  1. Muito bem Bettina! O povo carioca está indignado com mais esse descaso de nosso Governador, e com tão honrada corporação...sou filha de bombeiro com muito orgulho! Profissão heróica e que estão tentando denegrir. Absurdo de salário, absurdo de condições de trabalho, absurdo de tratamento a profissionais tão merecedores de respeito. Absurdo de governo incompetente!
    Beijos, Jana Souza.

    ResponderExcluir