quinta-feira, 5 de maio de 2011

Vamos riscar o chão

Brasil
Terra Adorada
Salve


Esse saltinho há de riscar o chão




Escutei minha mãe dizer que minha avó andava de saltos finos em casa.
E que o sinteco da casa era todo riscado pelo salto fino, alto e pontudo da minha avó.
Ponta que risca o cháo. Avó querida, que riscou seu nome em meu coração.


Andava de bicicleta, corria, freiava. O freio riscava o chão. Eu ria.

Nadava. Espuma pautando o mar. Travessia. Às vezes, completava, em outras vencia.

Tive filhos, a cicatriz divide o ventre.

Minha barriga ficou riscada para sempre.

Há riscos também no prazer - sua barba risca meu rosto,
e eu gosto,
desse carinho em desconforto.

e ao fazermos coisas que não posso dizer,
ficam nas minhas costas os riscos
ardem linhas onde passaram seus dentes.

e seus olhos estreitos finos por trás das lentes
me miram,
e eu náo pisco.

Na mão direita, linha de prata. O anel está todo riscado,
e é melhor que seja mesmo mudo e inanimado,
e não diga o que viu enquanto foi usado.

Gastei meu scarpin de verniz preto
ficou mais macio e mais arranhado.
Ficou mais meu, assim marcado.

A marca é o sinal do que a gente viveu.

Rabisco palavras e sonhos,
faço um check list dos medos vencidos
Risco risco risco - o que faltam vencer eu sublinho.

E no Carnaval e no aniversário
Quero riscar o chão com o passo improvisado,
esbaldar com o batuque rasgado,
do tango canção

Quero em ritmo quente,
o mapa do samba no chão.
Mas tem que ser simples e inocente,
como a criança desenhando a giz,
a criança do Pavão, no calçadão de Ipanema,
ou a menina rica no nobre solo de Mont Martre, perto do Rio Sena

Ambas seráo inocentes e desenharão.

Desenhem uma pipa,
quero esse presente.
Mas a quero igual daquele menino, pobre, sujo e favelado
a dele voa mais Livre Leve e Solta
pois a pipa e o menino não reconhecem reinados.

E risquem bonito, um risco largo, preciso,
um risco em arco.
Que me mostre os passos e o caminho do paraíso,
uma pista, uma saída.
Eu sigo, não preciso de mapa.

Fiquem tranquilos
Entendo de riscos, entenderei os traços.


Nenhum comentário:

Postar um comentário