terça-feira, 26 de abril de 2011

Chega do inimigo

Rio de Janeiro,
Chove
calo
escuto


O inimigo pode adquirir status variados: namorado, marido, amante. Você decide. É impressionante o número de mulheres que estão dormindo com o inimigo, além da Julia Roberts.

O fato é que o sujeito vil em questão faz mal à moça. Tripudia. Humilha, despreza (forma silenciosa de humilhação) e a moça está lá, firmona, bonitona. Ele marca às dez e desmarca às onze. Pede dinheiro, pede tempo. Não pode dar o que não tem; só dá amor, quem ama; só está alegre quem sente-se alegre. O sujeito vil está sempre emburrado. Faz de tudo para infernizar, bebe, briga, acusa. Dorme demais. Sai sozinho, volta altas horas. A moça não desiste. Perdoa e pede perdão pelo que não fez.

Encasquetei. Estou falando de moças bonitas e inteligentes, estudadas, perfumadas. Moças desejadas por outros homens.
Nào. Querem quem não as trata bem. Duas opções: ou sentem-se desafiadas a modificar a criatura, ou precisam de sua dose de baixa estima de vez em quando.

Fui pesquisar. "Inimigo: representa a parte contrária em uma disputa, partida ou conflito, seja por pessoa ou grupo, por suas idéias, pensamentos, atividades ou por razões políticas radicais." (wikinote)
Taí. Querem a disputa. A paridade e o companheirismo não interessam. Querem o estímulo da competição. Querem o atrito para aquecer a pedra e lançar a fagulha.

Só que a coisa cresce. Brigas na rua. Brigas de madrugada. Solidões. Choros. Frustações.
A brincadeira náo é mais brincadeira, a dor é de gente grande. O inimigo costuma ser mais forte, e vem mais preparado para o corpo a corpo.

Preparem-se mesmo, porque elas são boas de briga. Enfrentam até a exaustão, e são mais resistentes do que imaginamos. Reabastecem suas forças com trocas: horas valiosas de trabalho e estudo, perdidas, para analisar os fatos com as amigas. Trocam lágrimas e lágrimas e noites insones por um beijo mais quente. Sempre em desvantagem. Concluem nada, mas o desabafo e o beijo aliviam, e renovadas, insistem mais um pouquinho.

Desistir é uma questão clara de sabedoria. Se desiste cedo demais, fica a sensação de incompetência. Se passa da hora, o sofrimento passa do necessário; sofreu mais do que a lição exigia. O timing está em jogar a toalha antes que o lutador se machuque demais. É preciso sair do ring de pé.

Já vivi este enfrentamento.
Queridas, náo é ele o inimigo.
Olhem-se no espelho. Verão a verdadeira inimiga.

Nenhum comentário:

Postar um comentário