sexta-feira, 11 de março de 2011

Sebastiana, a tal Fulana do Requebrado

Sebastiana, a tal Fulana do Requebrado

Para quem não sabe: Sebastiana é o nome fantasia da Associaçao Independente dos Blocos da Zona Sul, Centro e Santa Tereza.

Tem Sebastiana aí nesse salão! A presença do meu amado Cordão, à direita, no palco no Monte Líbano

Tenho décadas (não muitas, claro) de Carnaval.
Nem sempre foram de Carnaval brincado. Carnaval trabalhado, Carnaval viajado, Carnaval na maternidade. Este ano dei-me o luxo de um Carnaval sonhado - presentear-se tem sabor especial.

Começo aceitando o convite para o Baile da Sebastiana, no Clube do Monte Líbano. Quadra nobre da Zona Sul, entre Leblon e Lagoa. Marco das das famílias tradicionais, abastadas, bem sucedidas.
Lembrei-me de meu tempo de estudante, dinheiro contado e sonhos incontáveis. Vivemos em um país de sonhos possíveis, que bom.
Fui eu ao Baile do Sebastiana no Monte Líbano. Coração em dia de Carnaval.

Noite linda, jovens na porta esperando seus pares, suas turmas. O pessoal da portaria pede o convite, entrego assim meio sem querer soltar-me dele. Revistam-me, certificam-se que não tenho armas, na verdade, a arma sou eu, e estou em ponto de bala.

As coisas não são por acaso não gente. Piso no baile e O Céu na Terra está a encher o salão com O Baile dos Mascarados, ( quem é você? adivinhe se gosta de mim, hoje dois mascarados procuram os seus namorados perguntando assim) Ora, sou fã do Chico. Sou fã do Céu da Terra. Além disso, enviei horas atrás a letra desta música para um amigo, produtor, que precisava de uma trilha sonora, suave, com referência ao Carnaval. Dentre todas, escolhi essa - marchinha lenta, samba canção, sei lá, já entro na malemolência da melodia.

Tudo que começa bem, dizem, segue bem, e foi o caso. Repertório de alto nível. E a decoraçao? Imagine as ruas do Rio cobrindo as paredes, o palco, as colunas. Fotos do Rio, de ruas boemias, homenageadas pela qualidade ímpar da execução da arte. A sensação era de estar em uma cidade cenográfica, no Rio, perfeitamente localizado e identificado.
Paredes, tijolos para gente se encostar e beijar de madrugada.
Sacadas, esquinas, postes, cadeiras de bar. Lousas com preços de petiscos abrem o apetite. Luzes coloridas para dar o tom da folia. Para o palco, uma perspectiva belíssima do Arco dos Teles convidava a entrar e pedir um chopp. Encantei-me. Fui tragada para esses becos cariocas, maravilhosos, e quero passear por todos eles.

A beleza dos sobrados e sacadas da decoração, e a bateria da Sebastiana

E vem o Cordão do Bola Preta palco adentro. Melhor que o Cordão, só o Cordão de novo. Tocaram por 3 horas sem parar. Fôlego de atleta e músicos de primeira.


Tomo uma cerveja. Entra a Bateria do Sebastiana, e suas mulatas que não são deste planeta. Depois do Carnaval preciso voltar a malhar.

Vejamos: samba de primeira, ambiente de primeira, cerveja gelada. A vida, queridos, náo é brincadeira.

E para entender melhor a importância deste evento para o Carnaval Carioca, é preciso explicar outros Carnavais que não tiveram a mesma sorte. Nos idos de 1980 e 90, Tvs e revistas iniciaram uma divulgação massificada do erotismo explícito que imperava nos camarotes de alguns dos bailes da Zona Sul, com mulheres inclusive pagas para isso. Ganharam rios de dinheiro. Mas foi uma estratégia prejudicial a dignidade do Carnaval, digamos assim. Muitos, muitíssimos homens que frequentavam os excelentes bailes da Zona Norte trocaram de rota e seguiram atrás da prometida farra, diminuindo a popularidade dos tradicionais salões da Tijuca, Grajaú, Méier e Vila Isabel, por exemplo. Pagavam mais para encontrar o que nem sempre estava disponível. O Carnaval tinha mudado de cara, e tinha sido para a pior. A arrecadação de valores mudou de mãos. O Carnaval saudável e inocente empobreceu, teve suas verbas reduzidas.

O Baile da Sebastiana, no Monte Líbano, foi o belo oposto. Vitória dessas que só o tempo e as viradas da economia permitem. Carnaval Bonito, fantasias, máscaras, pessoas de todas as idades e gerações. Famílias. Namorados, Solteiros, Disfarçados...Brincaram, paqueraram, sambaram com vontade. Curtiram o melhor da Folia. Nada de erotismo, apenas... charme. Você pode dizer para quem quiser que esteve lá. Ficará bem na fita. Sua reputaçao continuará familiar.

Que ótimo que me presenteei com esse Carnaval.
Beijei a mão da Sebastiana, e confirmo: ela é a tal Fulana, a cadeiruda do requebrado.

O painel,lindo, e esta que vos fala, a sebastianar...

Nenhum comentário:

Postar um comentário