segunda-feira, 28 de fevereiro de 2011

Um palhaço, com amor

Rio de Janeiro,

Para meu primogênito,
Pablo,
com amor.

2011, Gigantes da Lira. Por Fernanda Lopes, gentilmente.


Eu queria te dar um palhaço, meu filho.
Só um, para tua constante companhia.

Que com ele aprendesses a sorrir mais
E achar graça nas belas coisas simples da vida
No cair e levantar, no tropeçar.
Nas lágrimas de alegria.
Com um sopro mágico fizesse leve tua existência
assim livre como as bolhas de sabão
que saem soltas, como beijos flutuantes que perfumam o ar.

Que te inspirassem suas falas inocentes,
pelo tempo que durar tua inocência,
e sinceras, sinceramente puras, por todo o tempo.

E que teu companheiro palhaço, pela tua adolescência,
embale com gargalhadas teu coração,
Para que rias quando era para chorar
e chores de tanto rir.

Que te apresente a bailarina com quem sonhas.
As bailarinas são amigas dos palhaços,
e dos domadores de feras.
Domine o leão que traz em si,
Conquiste-a com flores no chapéu.
Ela não vai resistir.
As bailarinas gostam de flores também.
gostam de banda de música, de guizos,
de volteios no carrossel.

Que o palhaço te proteja como um anjo da guarda colorido
Buzine alto e forte se pressentir o perigo
para que eu corra e te salve,

- Queria salvar-te das desilusões,
dos enganos,
dos medos,
meu menino

Não posso, tens teu caminho.
Então te dou o palhaço como um amuleto,
uma promessa, uma garantia,
leve-o junto de ti,

E quando saias mundo afora com teu circo
não temas o público que te aguarda e te espia
E quem ora te exalta, depois te critica,
Te mandam embora, mudam de idéia e pedem que repita.
porque a vida é um grande espetáculo,
hoje tem marmelada,
amanhã cavalos,
depois malabaristas,
Quando achares que acabou,
entrarão os deuses trapezistas.

Não podes perder isso
Não podes perder o riso
Nem temer o suspense,
esconder o choro, calar o grito.
Não podes perder o Grande Circo.

E eu queria muito meu filho,
Estar ao teu lado, e aplaudir de pé contigo.

5 comentários:

  1. Nossa Bettina!
    Que delícia isso!
    Amo ler coisas de qualidade gostosa.
    Que gostoso momento ao ler sua
    declaração/poesia!
    Parabéns.
    Again.
    Fernanda minha linda ! Parabéns também!!!

    ResponderExcluir
  2. Querida amiga... parabéns pela felicíssima escolha desta poesia!
    É com certeza, o que todas as mães desejam para seus filhos.
    Beijos, Jana.

    ResponderExcluir
  3. Emocionante...
    é exatamente o que todas as mães gostariam de dizer/ escrever para seus filhos e talvez não possam,ou não saibam expressar o sentimento.

    O Pablo já leu isso?
    Acho importante que ele leia esse texto e sinta o que, nós leitores, sentimos ao lê-lo...
    Talvez seja cedo pra entender certas nuances da vida, mas um dia, isso fará diferença pra ele.Prá vc já faz diferença!
    bjs,
    JL

    ResponderExcluir
  4. Lindo Bettina. Concordo com o João Luiz, é fundamental que o Pablo leia, talvez não tenha entendimento para tanta profundidade, tanto sentimento transbordando, mas, lá na frente, quando o entendimento vier, será muito importante para ele.
    Fico no aguardo da poesia do Pedro!!!
    Um grande beijo

    ResponderExcluir
  5. Tocadissima e en lágrimas.....
    Parabéns, suas palavras me tocam a todo momento.
    Bjs

    ResponderExcluir