terça-feira, 22 de fevereiro de 2011

Apresentação

Rio de Janeiro,
2011 e sempre, sempre, sempre


Apertemos as mãos


Tenho seguidores ali apontados à direita. São pessoas especiais, dignas de toda a minha consideração.
Chegamos portanto ao ponto em que tenho que apresentar-me formalmente. Quando dança-se com o mesmo par, em ritmos alternados, e músicas diferentes, é hora de conhecê-lo.
Mas mails e chats e cafés mostram que há outras pessoas lendo o que escrevo, portanto também, muito grata, a todos me dirijo.


Sou Brasileira,

Estatura: grande, para Grandes Sonhos,

E pequena para os medos.

Assalariada

Pacificada,

Divido-me entre ser calma e controlada

Ou doida e alterada.

O amor? Sim, só o compreendi depois dos quarenta

Antes não era amor - era aquela coisa sofrida que a gente inventa.

E sei que se não me comportar direito posso ser expulsa da ilha de alegria,

Então me comporto mal mesmo, só para testar.

Os testes mostram que o sistema falhou

Errei errei errei e continuo alegre.

(Ensinaram que haveria castigo. Erraram também)

Vivo com a certeza de que a qualquer momento mísero tudo pode mudar

Portanto é bom caprichar.

Mas o melhor e o pior, o sim e o não,

Assim como o erro e a razão,

São só uma questão de ponto de vista.

E de adaptação.

Poderão desencadear sincera comemoração

Ou inevitável lástima e solidão,

Ou ambos.

Já que nada tem face única, e tudo, o tempo todo se resume de fato

em deixar falar a voz do coração.

É preciso dizer que a vida é urgente

Já perdemos tanto tempo no cabelereiro, no trânsito, no banco, na mágoa,

em querer adivinhar e perseguir o desejado desfecho.

Não há fim para o começo.

E o começo é hoje,

o presente é o número que vê agora no seu relógio.

E pode ser que um dia te perguntem o que fez da sua existência - já sabe o que vai dizer?

Avancei, fugi?

Festejei ou sofri?

Amei, amei, ou desisti?

E para que sigamos assim parceiros,

O ponto um é sermos verdadeiros.

E eu te peço, ou te escrevo,

não me manipule, desmancho;

não me engane, eu descubro.

Não me aprisone, fujo;

Tenho claustrofobia, mas é espiritual.

- Sou, irrevogavelmente, livre e leal.


Bettina,
Muito prazer.
Agora é sua vez,
Diga em voz clara e alta,
Quem é você?

Um comentário:

  1. "Sou brasileira de estatura mediana.
    Não guardo mágoa, não blasfemo, não pondero
    Não tolero lero-lero, devo nada pra ninguém
    Sou descansada, minha vida eu levo a muque
    Do batente pro batuque faço como me convém"

    ResponderExcluir