terça-feira, 18 de janeiro de 2011

Senac Fashion Business - Marina da Glória

Janeiro, no Rio de Janeiro.

Quem disser que moda é coisa de patricinha, está enganado. Moda é coisa de trabalhador. Não sei quantos são ao todo no Rio, mas são muitos , e bons. Logo na entrada stands enormes do SENAC mostram o trabalho de qualidade desenvolvido em suas escolas - o tema era ALQUIMIA. Transformaram pedaços inertes de tecido cru em roupas com movimento e estilo. A técnica chama-se MOULAGE, vejam bem, é coisa francesa. Modelar no corpo. Gente, que maravilha - pega-se um pano sem graça nenhuma, enrola daqui, trança dali, joga para trás. Aperta dacolá; franze, espreme, fixa, corta. Solta. Perfeito. A vida bem podia ser assim, feita a mão por anjos, do jeito que coubesse exatamente em sua alma. Seria impossível impor aos outros o que nos cabe, e o contrário também em nós não caberia. Alegando exclusividade, seríamos únicos por natureza e convicção.

Voltando à moda. Uma artesã me explica que cortou fios de cobre, cobertos por plástico escuro, até que ficassem simétricos. Transformou-os em jóias. Lindas, parecem egípcias. Alunos aplicados transformaram rascunhos infantis em croquis de estilo. Sigo fascinada com a possibilidade das mãos humanas: se treinadas, orientadas e direcionadas, farão qualquer coisa. Brasileiro é mágico, faz do feio, bonito; faz do neutro, o colorido; faz do estagnado, o balanço. Isto empolga qualquer um.
Pelas vidraças, a Baía de Guanabara, limpa ou poluída, não importa, é estonteante.
O clima é de ânimo e de prosperidade. Griffes desfilando, música ambiente. Admiração mútua. Promessas de parcerias, compromissos assumidos, empresários fecham negócios, vejo sorrisos e apertos de mão. Os ricos tem dentes bons e unhas feitas, já dizia minha avó. Os bem sucedidos saltam aos olhos, mas ao falar são humildes, prestam atenção no que pergunto. Lembram que um dia começaram pequeninos, tostões contados, sonhos sofridos. Hoje comemoram o esforço e multiplicam empregos e lucros. Realizaram e realizaram-se, que pensamento reconfortante.
Viva a moda. Se a vaidade sustenta algo de bom, é a indústria da moda.

Nenhum comentário:

Postar um comentário